ENCONTRO ESCRAVIDÃO E LIBERDADE NO BRASIL MERIDIONAL
A iniciativa de organizar o Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, em 2003, surgiu da necessidade de se abrir um fórum de discussões: para revelar novas pesquisas, para promover um maior conhecimento sobre documentos e acervos, para se incentivar trabalhos comparativos, para se dialogar com maior profundidade com pesquisadores que enfocam experiências vividas em outras regiões do país.
Se o sul do Brasil já foi retratado como uma região de forte imigração europeia onde a presença escrava havia sido menor do que em outros lugares, restrita a produção de charque no Rio Grande do Sul ou ao serviço doméstico nas demais Províncias, este quadro vem se modificando rapidamente com investigações que exploram novas fontes primárias, que interrogam sob outro ângulo aqueles documentos mais tradicionais, que utilizam metodologias variadas.
Outras regiões possuem uma tradição historiográfica consolidada na investigação sobre as experiências de escravidão e liberdade. Na região sul a bibliografia vem se renovando e se enriquecendo a cada Encontro.
Publicamos em Anais eletrônicos os trabalhos apresentados nos sucessivos Encontros. A publicação dos textos tem se constituído como um observatório para quem se interessa por este campo de estudos, propiciando uma análise do desenvolvimento de temas e de perspectivas de análise. Representa também uma contribuição importante tanto para pesquisadores experientes quanto para a formação de alunos de graduação e pós-graduação. Hoje, os textos aqui publicados são amplamente consultados e citados em artigos, capítulos de livros, TCCs, dissertações, teses, entre outras publicações.
Os Anais do Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional têm o ISSN 2675-1429
ANAIS